24 de maio de 2013

Arqueoptérix



Arqueoptérix era uma espécie de dinossauro, mas criptozoólogos acham que essa espécie está viva até hoje.

Eles viveram com os dinossauros durante o período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos, no local em que hoje localiza-se o continente europeu.

O seu nome significa "asa antiga" em latim. Seu fóssil foi descoberto na Alemanha, em 1861, numa rocha calcária.

Era um animal carnívoro e se alimentava basicamente de insetos. Seu tamanho podia chegar até um metro de comprimento, e seu peso, até quatro quilos.

Estudos recentes mostraram que seu crânio era maior que o da maioria dos dinossauros, indicando que o cérebro era grande o suficiente para permiti-lo voar.

O Arqueoptérix possuía asas largas e penas assimétricas. Os dentes e a cauda óssea eram muito parecidos com os dos répteis. Por isso, os cientistas acreditam que o seu voo era muito diferente do das aves atuais, sendo mais parecido com pulos ou saltos.



Além disso, as asas possuíam três dedos, que serviriam para agarrar os galhos das árvores e auxiliar na subida.

A região do cérebro ligada à visão correspondia a aproximadamente um terço dele, e outras regiões bastante desenvolvidas eram as responsáveis pela audição e pela coordenação motora.

O Arqueoptérix é muito importante no estudo da evolução dos animais, pois, através dele é possível entender o elo que explica como as aves surgiram.



CRYPTOZOOLOGY IS OUTWORLD


Fonte: Coleção Conhecendo Os Dinossauros: Arqueoptérix. Editora Bicho Esperto

Nenhum comentário :

Postar um comentário